Como tudo Começou


Mikau UsuiChujiro HayashiHawayo Takata

Conta à lenda que na criação dos homens Deus infinito em sua bondade
presenteou todos os seres com o dom da autocura. Que esse dom seria livre de preconceitos;
que seria ativado pelo coração; que a partir da imposição de mãos se libertaria;
e ainda que, quanto mais fosse utilizado mais seria potencializado. (Caboclo Tupyara)


A história do Reiki é muito imprecisa e instável, pois, cada um conta a sua maneira e quem conta um conto aumenta um ponto. Sendo assim, em muitos livros que li, em todos havia variações. Conclui que a data dos fatos seria impossível Mikau Usui ser cristão, professor e muito menos morar nos Estados Unidos. Creio sim que era religioso, seguia as praticas Budista religião comum no Japão e era profundo estudioso.

Creio que em seus estudos religiosos buscava explicações sobre a cura praticada por Buda, similar as curas de Jesus Cristo, através da imposição de mãos. Localizou e colheu informações dos mais velhos; compreendeu os ensinamentos e então através da meditação foi procurar orientação espiritual para concluir o que chamou de Reiki.

Compreendeu que poderia, assim como Buda, ajudar os mais necessitados e trazer ao mundo pratica de cura espiritual.

A minha forma de contar a historia do Reiki é assim:
Mikau Usui, budista e estudioso localizou em seus estudos escritos que relatavam a imposição de mãos para transmitir energia universal e curar seres vivos. Começou então sua peregrinação por respostas e por material escrito que pudesse fornecer orientação de como acontecia. A partir desses materiais localizados em mosteiros e relatos de velhos monges pode fazer uma compilação e meditar sobre ela. Durante suas meditações teve sua experiência espiritual, chamada de Satori (iluminação) onde aprendeu como utilizar a energia para cura, usou em si mesmo e depois em sua família. E depois divulgou sua descoberta.

Mikao Usui (fundador do Reiki), afirmava acerca da dádiva que deixou à humanidade:

"O Reiki é uma técnica de cura espiritual e cura energética. A cura espiritual proporciona o relembrar da consciência universal enquanto a cura energética remove os sintomas da mente que causam desordens a nível físico.

Quando as doenças físicas se manifestam, elas são acompanhadas de importantes mensagens para o desenvolvimento ou despertar espiritual da pessoa que as contrai. A cura energética, por si só, pode resolver desordens mentais que causam problemas a nível físico, contudo, a verdadeira cura não acontecerá a menos que se entenda a mensagem espiritual acoplada à desordem mental.

O Reiki traz harmonia ao lado energético, curando verdadeiramente a mente e o corpo, e proporcionando também mudanças ao nível da consciência."

Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver uma aventura apaixonante de constantes auto-descobertas, sensações, sentimentos e emoções; é iluminar o Amor e a Compaixão que reside no coração de todos e compreender, como duma forma tão perfeita, somos todos Um.