Estudar sobre a Umbanda e o mundo dos Espíritos

Estudar sobre a Umbanda e o mundo dos Espíritos

3/20/20212 min read

Grupos de estudos sobre religião é muito bom e muito legal.

Temos que saber como é nossa religião, quais suas linhas de atuações e qual é nosso papel dentro dela.

Quando iniciamos na Umbanda eu e minha esposa Lucilia, fomos à busca do que era esta religião que nos abria às portas e nos chamava insistentemente. Estudamos a teologia de Umbanda para saber dos Orixás e os seus encantos e formas de atuação em nossa vida, também conhecemos as formas que os Guias de trabalhos usavam para conseguir romper a barreira com o assistido e desta forma manipular as energias necessárias para melhorar ou curar o ser humano.

Também aprendemos a maneira correta de se portar dentro de um terreiro, porque cruzar o solo e bater cabeça no Conga. O tempo vai passando e continuamos trabalhando e estudando, hoje em dia temos os nossos grupos de estudos nos quais, tanto aprendemos quanto transmitimos. Vemos que, nós médiuns temos que ir a busca de ensinamentos sobre a nossa religião, ter dedicação e fazer a nossa parte, afinal é primordial que saibamos sobre o que realizamos ritualisticamente.

Mediunidade realmente é um dom isto é ponto primordial, porém, a de se ressaltar que ninguém se torna médium através de estudos ou cursos, mesmo tendo o dom mediúnico para se tornar médium há necessidade de disciplina, bom senso e amor. O Estudo colabora e o médium aprimora suas habilidades através da busca do conhecimento cujo objetivo é melhorar o aparelho mediúnico.

Somos eternos iniciantes, porque a cada trabalho ou a cada discussão de um grupo de estudos aprendemos algo novo, algo que através da força espiritual nos chega para esclarecer dúvidas ou mesmo para preencher espaços vazios em nossa mente.

Ninguém entra em um terreiro sabendo tudo, aprendemos como fazer um banho de ervas para limpeza energética, a forma que se prepara uma boa defumação para ser usada em nossa casa ou local de trabalho, algumas orações que podemos usar nos momentos de aflição, ou o simples ato de acender uma vela e direciona-la para o nosso anjo da guarda, afasta e muito as forças contrarias a nossa evolução espiritual.

Tudo dentro da Umbanda tem fundamento, mas como diz o ponto “é preciso preparar” e muitas vezes por falta de preparo nosso pedido fica um pouco incompleto.

Vemos a questão de ensino nos terreiros de suma importância para o próprio crescimento e fortalecimento de nossa religião. Os Orixás e Guias que são os grandes direcionadores da Umbanda nos induzem a todos os momentos para buscarmos mais conhecimentos aprendermos com os mestres que se dispõe a ensinar e transmitir ensinamentos de forma racional e verdadeira.

Isto para mim é ser Umbandista no fundo é somente seguir as palavras do sábio Caboclo das Sete Encruzilhadas, ou seja, “com os mais sábios aprenderemos, aos menos sábios ensinaremos, e a nenhum renegaremos”.

Na nossa concepção de Umbandista toda a lei de Umbanda esta nesta simples frase dividida em três tempos.

Saravá Umbanda.